PARTO DOMICILIAR PLANEJADO

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as mulheres tem o direito de escolher em qual local querem ter seus bebês. Com isso, a opção pelo parto domiciliar planejado tem crescido bastante nos centros urbanos do Brasil. 

Estudos indicam que a busca por um parto domiciliar ocorre por vários fatores, entre eles insatisfação com o sistema hospitalar, busca por partos naturais com menos intervenções desnecessárias, vontade da mulher/casal de ter o bebê em casa, entre outros.  

As gestantes que podem ter um parto em casa são aquelas que têm boa saúde, uma gravidez sem complicações, um pré-natal bem feito, um bebê de cabeça para baixo e com mais de 37 semanas de gestação completas, ou seja, gestações de baixo risco. 

A equipe de atendimento ideal é composta por dois profissionais habilitados a atender partos, capacitados em emergências obstétricas e neonatais. Podendo ser quaisquer dois profissionais das seguintes categorias: obstetrizes, enfermeiras obstetras, médicos obstetras e médicos da família. Isto se faz necessário para que se tenha disponíveis um profissional para cuidar da mãe e outro do bebê caso os dois necessitem de cuidados ao mesmo tempo.

Esses profissionais assistem ao parto, cuidam da recepção do bebê e dos cuidados no pós-parto imediato. Todo este acompanhamento é feito de forma bem discreta, sem nenhuma intervenção desnecessária. Nos dias seguintes são realizadas visitas pós-parto para avaliar o bebê e a mãe novamente, e prestar orientações com relação aos cuidados na amamentação, com o recém-nascido e preenchimento da Declaração de Nascido Vivo (DNV), para que o bebê possa ser registrado no cartório.

Dentro da primeira semana após o parto e após estar registrado, a família já pode levar o bebê para tomar as primeiras vacinas, passar em consulta com o pediatra e realizar os testes pós nascimento (ex: teste do pezinho, olhinho, ouvido e linguinha) 

Além de uma equipe capacitada, é necessário ter em mãos todos os materiais e equipamentos para atender um parto. O tamanho do ambiente  não é pré-requisito a princípio, tão pouco a presença de familiares ou animais de estimação.  

São necessárias consultas antes do parto com a equipe de escolha, além das consultas pré-natais de rotina, para que a mulher/casal esteja ciente sobre os aspectos normais da gestação, sobre o parto e seus possíveis desfechos, sobre amamentação e para que seja aberto um prontuário com todos os dados importantes.

A equipe e a mulher/casal precisam traçar um “plano B”, que inclui o hospital para o qual mãe ou o bebê serão encaminhados, caso haja alguma intercorrência que inviabilize a continuidade do parto em domicílio. Com isso, o hospital não deve distar de um tempo maior que 30 min partindo do domicílio onde o parto irá ocorrer. 

A viabilidade do parto ocorre após esclarecimento das condutas e procedimentos, ciência e preenchimento de contrato com vias para a equipe e para a mulher/casal. Equipes diferentes possuem contratos e valores diferentes. Alguns convênios reembolsam porcentagens diferentes do valor do parto domiciliar, mediante recibo e descrição do procedimento realizado. 

Fonte:

Castro, CM. Os sentidos do parto domiciliar planejado para mulheres do município de São Paulo, São Paulo. Cad Saúde Colet. 2015; 23(1):69-75. [acesso em 23/03/2020]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072017000200303&script=sci_arttext&tlng=pt

 

Cursino, T.P, Benincasa, M. Parto domiciliar planejado no brasil: Uma revisão sistemática nacional.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2018/Ago). [Acesso em 22/03/2020]. Está disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/parto-domiciliar-planejado-no-brasil-uma-revisao-sistematica-nacional/16924?id=16924

 

Lessa HF, Tyrrell MA, Alves VH, Rodrigues DP. Informação para a opção pelo parto domiciliar planejado: um direito de escolha das mulheres. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2014 Jul-Set [acess 2020 Mar 22]; 23(3):665-72. Available from: http://www.scielo.br/ pdf/tce/v23n3/pt_0104-0707-tce-23-03-00665.pdf

© 2019 por Elas.

Entre em contato para mais informações

  • Instagram
  • Wix Facebook page

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 20:00

​Sáb: 08:00-12:00

Local de Atendimento

Santos e Baixada Santista